Madre Clélia Merloni nasceu em Forli - Itália, em 10 de março de 1861.
Deixa crescer em seu grande coração a semente da vocação à vida religiosa e alimenta em seu interior, em meio a tantas contrariedades e sofrimentos, um forte amor e uma ilimitada confiança no Coração de Jesus, comprometendo-se entregar toda a sua vida a Ele e fazê-lo conhecido e amado por todos.
Jovem inteligente, dotada de muitos dons, entusiasta, dedica-se aos pobres, sofredores, órfãos e necessitados.
Tem um carinho especial pela formação das crianças, adolescentes e jovens. Reza e faz sacrificios pelos sacerdotes, pela conversão dos pecadores e pela expansão do amor do Coração de Jesus no coração das pessoas e no mundo.
Clélia Merloni funda o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no dia 30 de maio de 1894 em Viareggio, Itália.
Madre Clélia morreu em Roma em 21 de novembro de 1930. Seu corpo foi sepultado no cemitério Campo Verano. Em 1945 foi exumado, encontrado intacto e colocado na capela da Casa Geral. O processo de beatificação de Madre Clélia Merloni foi aberto em 1988 pela Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Na sequência, a Sessão de Inauguração da Investigação Diocesana foi celebrada em Roma. Ao encerrar a fase de investigação em 1998, sessenta testemunhas na Itália, Estados Unidos e Brasil deram seu depoimento sobre a santidade de Madre Clélia.
Após a apresentação de um relatório detalhado da Comissão Histórica, a fase diocesana foi concluída em 21 de maio de 1999. Madre Clélia recebeu o título de "Serva de Deus".
A Positio, um estudo de 1.385 páginas sobre a vida de Madre Clélia relata sua virtude heróica e sua santidade, incluindo testemunhos, documentos e evidências em sua defesa de alguns dos momentos mais críticos de sua vida. Em 2015, depois de ter estudado a Positio, a virtude heróica da Madre Clélia foi confirmada. Papa Francisco, em dezembro de 2016, assina o Decreto de Virtude Heróica e Madre Clélia foi nomeada “Venerável”.
Em 27 de janeiro de 2018, a assinatura do Santo Padre no Decreto de um Milagre completou o processo de beatificação. A Missa, na qual ocorrereu o Rito de Beatificação, foi celebrada em 03/11, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Seu corpo permanece incorrupto e encontra-se na Capela da Casa Geral, em Roma-Itália, para veneração.